BOAS VINDAS E MANUAL DE OPERAÇÃO

DÚVIDAS FREQUENTES

Neste manual você irá encontrar uma lista separada por tópicos das dúvidas mais frequentes.
Caso você não encontre a sua resposta nesta página, entre em contato com o seu gerente de contas. 

Como faço para cadastrar a minha empresa?

 Para cadastrar sua empresa, basta encaminhar a sua gerente de contas o cartão de CNPJ que deseja utilizar para realizar os envios. 

Quanto tempo leva para meu cadastro ser aprovado?

A aprovação do cadastro leva geralmente entre 7 a 10 dias.

É preciso assinar algum contrato?

Sim! Entretanto, esse contrato não te obriga a gastar um valor mínimo, manter exclusividade ou qualquer outra obrigação deste tipo. A finalidade do contrato é apenas estabelecer as obrigações e deveres da empresa e do cliente. 

1º passo - Envio da NF ou Declaração de conteúdo.

Para iniciarmos o processo de coleta em seu estabelecimento é necessário que você nos envie a NF ou declaração de conteúdo dos seus envios.

É possível integrar o seu sistema de vendas diretamente com a Total Express para que esse processo ocorra de forma automática.

Caso o seus sistema não seja compatível com a nossa plataforma, será necessário que você envie o arquivo XML ou declaração de conteúdo para a sua gerente de contas, para que assim, uma coleta possa ser gerada. 

2º Coleta - Todos os dias, sem custos extras.

Após recebermos os arquivos necessários para gerar uma coleta, um motorista irá diariamente até o seu estabelecimento retirar as encomendas.

Horário: Você deverá combinar diretamente com a sua gerente de contas em relação ao horário da coleta.

Comprovante de entrega de mercadoria:  Você deverá preencher este documento com a descrição dos envios ou o total de volumes entregue ao motorista, assim como a data e o nome de quem está realizando a entrega da mercadoria. O motorista irá assinar uma via, confirmando a quantidade coleta. 
É importante manter esse documento até que a mercadoria seja entregue ao cliente, pois ele é a comprovação que o pedido foi enviado e está em posse da transportadora. 

Como faço para calcular o prazo para entrega?

Existem 3 maneiras para realizar o cálculo do frete:
1) Você poderá calcular através de nosso sistema automático:

Link para cidades localizadas no Sul de Minas e Bragança Paulista: https://mxdsolucoes.com.br/produto/calculadora-de-frete/

Link para a cidades de São Paulo e grande São Paulo: Em breve

2) Através das tabelas de Abrangência e tabela multi rodagem:
Baixe o vídeo para ver como utilizar as tabelas.

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3) Faça uma cotação com o seu gerente de contas.

Além do valor do frete existem outros valores a serem cobrados em um envio?

Sim, o valor total pago é composto de frete + Gris + Seguro + ICMS.
Veja abaixo o descritivo completo e um exemplo:

1) Seguro: Adicionar ao valor do frete 0.40% do valor da nota fiscal ou declaração de conteúdo. 

2) ICMS: Adicionar ao valor do frete a % de ICMS referente ao estado do envio da encomenda:
BA, CE, DF, ES, GO, MS, MT, PA, PE,PB, RO = 7%
SP, PR, RJ, RS, SC = 12%
MG = 18%

3) GRIS: A taxa de GRIS refere-se a % cobrada em cima do valor da nota fiscal devido aos riscos de entrega.
Locais sem riscos: 0,20%, Locais com Alto risco 1%. Locais com altíssimo risco 2%

Exemplo: Encomenda de 2 kg para SP CAPITAL, CEP 01515-000 com valor de NF de R$ 250,00
Valor do frete segundo a calculadora de frete = R$16.08

Seguro = 0.40% * R$ 250,00 = R$ 1.00
ICMS para SP = 12% * R$ 16,08 = R$ 1.92
GRIS para o CEP: 01515-000 = 0,20% * R$250,00 = R$0,50
Portanto, o valor total seria: R$ 16.08 + R$ 1.00 + R$ 1.92 + R$ 0.50 =
R$ 19.50

Como rastrear uma encomenda?

Após o envio da sua encomenda, o seu cliente receberá automaticamente um SMS e um Email com o link de rastreamento.

Para rastrear uma encomenda enviada é muito simples, solicite ao seu cliente que siga os seguintes passos: 

1º Clique nesse link: https://tracking.totalexpress.com.br/tracking/0?cpf_cnpj 

2º Digite os dados solicitados

3º O seu envio aparecerá com o nome de ”MXD LOG”.

Obs: Não emitimos código de rastreamento na postagem, uma vez que você ou o seu cliente poderão acompanhar o status do envio clicando no link acima. 

O cliente é inforado sobre o envio da mercadoria?

Sim, em até 24 horas úteis após o envio o seu cliente deverá receber um SMS e um Email com o link para acompanhar o status da encomenda. 

Como é feita a entrega?

O cliente receberá um SMS e E-Mail avisando que a sua encomenda sai para entrega. O horário é de segunda a sábado, das 8:00 às 16:00. 

O entregador não conseguiu realizar a entrega, e agora?

Não se preocupe, serão feitas 3 tentativas de entrega. Além disso, o entregador irá tirar uma foto em frente o endereço, comprovando assim a sua tentativa de entregar a encomenda.

Meu cliente alega não ter recebido e agora?

Nem sempre a portaria dos prédios ou locais comerciais costumam avisar sobre o recebimento da encomenda. Antes de mais nada, orientamos que o informe ao seu cliente que o mesmo deverá entrar em contato com a portaria para confirmar que de fato não tenha nenhuma encomenda para ele. 

Em todo caso, a Total Express fornece um comprovante de entrega sem custo algum, com a assinatura de quem recebeu e um número de documento. 

Preciso alterar o endereço de entrega, é possível?

Sim! É possível alterar o endereço de entrega no meio da rota. Entre em contato com o seu gerente de contas o mais rápido possível para garantir o sucesso da entrega. 

Não foi possível realizar a entrega

Neste caso a mercadoria irá voltar para o remetente e um frete de volta será cobrado. 

Quero cancelar o envio, tem como?

Sim, é possível. Entre em contato com o seu gerente de contas e solicite o retorno da encomenda.

Como é realizado o pagamento pelos serviços?

A cobrança pelos serviços pode ser realizada  de 15 em 15 dias ou todo mês. Depende do que foi acordado com o setor comercial. 

Nosso setor comercial entrará em contato via whatsapp para informar o vencimento e disponibilizar os valores.Você poderá realizar o pagamento por boleto ou pix. 

Como faço para conferir os valores da cobrança da minha fatura?

A cada fechamento de ciclo, enviaremos um PDF ou Excel com todos os envios feitos, contendo: Data, nome do destinatário, cidade, estado, cep, peso e valor, número de identidicação da NF ou declaração de conteúdo. Tudo para o seu maior controle.

Minha encomenda está assegurada?

Sim, toda encomenda enviada está 100% assegurada. Veja as condições:
1) Em caso de envio através de declaração de conteúdo, o seguro cobrirá o valor de R$1.000,00
2) Em caso de envio com NF, o seguro cobrirá até R$ 10.000,00. Portanto, caso o valor da encomenda ultrapasse R$10.000,00 divida a mercadoria em mais de um envio.
3) Pagamento do seguro: Valores inferiores a R$1.000,00 serão pagos no mesmo mês do extravio. Valores superiores a R$1.000,00 serão pagos 2 meses após o extravio. 

Envio de arquivos para coletas, dúvidas sobre a coleta, processos e cotações

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